sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Caixa de Abelha Tubuna

   Venho através deste apresentar um pequeno estudo que estou fazendo com com as Abelhas Tubuna que aqui possuo quanto a questão da caixa que melhor se adapta.
   A primeira caixa onde não usei nenhum referencia quanto ao tamanho do ninho separação do mel, já esta tinha sido feita as pressas literalmente um quebra galho. A segunda caixa me baseei usando o modelo horizontal da Jataí só aumentando o tamanho do ninho e melgueira em altura largura e comprimento. Como na oportunidade não tive como fazer medições com ferramentas tive que me basear simplesmente na pura observação, resultando assim na hora da transferência da caixa provisória vertical para a horizontal a falta de espaço no ninho podendo ser aumentado por volta de uns 3 cm em altura.
   Aí então me pergunto: talvez tenha que que aumentar o tamanho da caixa ou a colmeia era forte demais?
   Na época a caixa vertical criou bastante mofo dentro, e por isso a colmeia não parecia muito forte assim, sendo que na segunda caixa a de agora, fiz um furo de 8 mm na tampa bem em cima da melgueira para descobrir se o mofo aparece novamente. O furo não foi fechado e sim protegido transformando-se ao que parece numa espécie de suspiro. Mas voltando à questão principal acredito que terei que aumentar um pouco o tamanho da caixa principalmente em altura. E isso irei verificar assim que o inverno acabar para então poder tirar minhas conclusões e levantar outras questões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário