Uma bicicleta reclinada era a minha mais nova aspiração, a algum tempo, talvez uns 6 ou 7 meses atrás. Para se começar a montar uma reclinada é preciso fazer uma consulta com o senhor google, observar modelos, características, vantagens e desvantagens, para depois partir para o seu próprio modelo.

Para sanar o problema da corrente resolvi usar tração dianteira, porém então surge outra questão: se a tração é dianteira o guidão será ligado atrás? Não, resolvi deixar a direção e a tração na roda dianteira, porém ali aconteceu uma falha que irei explicar depois.
1ª Tem um grande comprimento se comparado com uma bicicleta normal.
2ª Não possui sistema de amortecedores, suspensão ou algo do tipo, dando assim juntamente com o fator comprimento, uma espécie de efeito mola ao se atingir velocidades consideráveis.
3ª A tração dianteira não foi uma boa escolha, influenciando em alguns fatores:
* em estradas de chão batido, a subida de terrenos inclinados é difícil devido a constante derrapagem combinado com;
* o fator de o guidão e a força que os pés exercem sobre a pedivela implicarem em habilidade para a condução devido a constante mudança de direção na roda.
4ª Conduzir uma bike reclinada é muito diferente se compara com uma normal influenciando em:
* menor velocidade, ou seja um trajeto com bastante inclinações vai ser percorrido bem mais devagar do que se fosse feito com uma bicicleta normal. Em meus testes, o trajeto de 17 Km que eu percorria em 30 min levei pouco mais que 2 h.
* a direção do guidão é diferente.
* o banco se tornou pouco confortável, normal.
Gostaria de salientar que esta foi a minha primeira reclina feita, e foi muito importante a sua construção para observar características, observar defeitos, acertos, em fim, tudo o que é importante para a construção de um segundo projeto. Este já está sendo planejado a um bom tempo, e já posso adiantar que será provavelmente um quadriciclo, com rodas aro 26 atrás e rodas aro 16 na frente, todos de ferro, com sua principal característica a velocidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário