segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Uma visita especial

   Pois bem, hoje irei descrever brevemente uma visita que eu fiz a alguém especial. Trata-se de Gelson Formagini um meliponicultor dedicado.
   Tenho uma que outra caixa de Jataí, de Mirim que ainda desconhecia o nome e ainda de um tipo que acreditava ser a Tubuna mas não tinha plena certeza por isso precisava adquirir novos conhecimentos com alguém que entendesse do assunto, digamos assim precisava e ainda preciso de conhecimentos práticos. Foi aí que através de contatos consegui fazer uma visita num sábado de tarde na propriedade do Sr Gelson.
   Com apenas 1/3 de hectare o pequeno terreno consegue com muito capricho e organização abrigar realmente uma grande diversidade de espécies de abelhas, muitas destas que eu não conhecia.    Descobri que a pequena abelha que eu já fiz uma sucinta descrição aqui no blog se chama Mirim Preguiça nativa da região.
   Quanto as Tubunas são na verdade Mandaguaris também nativas da região, se distinguindo das Tubunas principalmente pelo comportamento agressivo.
   Abaixo algumas imagens e vídeos registrados na ocasião.






Abelha Emerina mel com gosto azedo
   




Abelha Iraí


Modelo básico para as colmeias mudando somente as medidas.






Na divisa do lote

Principalmente Jataís e Iraís




Da esquerda para a direita - Eu - Elói Griebeler - Gelson Formagini - Colega de trabalho de Gelson.

Um comentário: