domingo, 2 de junho de 2013

Fazendo Formas de Pão

   Volto novamente para colocar outro pequeno hobbie que acabei aprendendo, devido a alguns fatos, em especial o dia das mães. Vou explicar de forma mais detalhada.
   O dia das mães se aproximava e eu ainda sem presentes. Foi quando num final de semana desses eu me lembro dos dois velhos forninhos que estavam jogados aí, e que eu deveria dar um destino, colocar como lixo de ferro velho. Então que começou a se desenrolar as idéias na minha cabeça ao observar que um dos forninhos tinha ao seu redor chapas de inox além de ter nas partes internas também.
   A Mutter já tinha falado em algum dia, não me lembro quando, que queria aproveitar de alguma forma aquelas chapas. A melhor coisa que consegui visualizar para elas seria fazer formas de pão. E eis que começo a trabalhar nelas.
   Três finais de semana trabalhando além de um dia antes da data comemorativa, para conseguir terminar. Realmente, as chapas de inox são muito espessas, segundo os meus cálculos vão durar umas três gerações, assim espero. Para saber como faze-las eu desmontei uma velha feita de latão já quase toda corroída pelo calor do forno a lenha. Daí então passei a usar uma tesoura de corte, uma furadeira, alicate, martelo e rebites.
   As formas tinham que ser um pouco mas largas e mais curtas, isso era galho fraco já que eu tinha um molde, mas para ter certeza que conseguiria agradá-la fiz de vários tamanhos, um teria que ser ideal para pães de milho e outro tipo teria que ser ideal para os pães de trigo.
   Numa dessas mede, corta, dobra, acabei exagerando um pouco, e a forma ficou muito grande. Era o que eu pensava, pois quando entreguei o presente, logo esse que eu pensava ser a ovelha negra foi a que mais a agradou.
   Agora resta colocá-las a prova e ver se realmente duram algumas gerações, até uma próxima postagem.

A esquerda a forma que ficou "muito grande"

Nenhum comentário:

Postar um comentário