domingo, 7 de agosto de 2011

Como fazer um Balanço de pneu


 Aqui irei dar umas dicas básicas de como utilizar um pneu e transforma-lo em um balanço, onde seu tamanho irá depender de alguns fatores que irei descrever a seguir.
 Primeiramente é necessário que você sabia quais os tipos de pneus que podem ser usados para isso. Existem basicamente dois tipos de pneus, os radiais e os comuns. Os radiais possuem uma camada de literalmente fios de aço que só podem ser cortados com serrinha especial de corte de ferro e aparrados com disco de corte especial. Então, só podem ser usados pneus comuns, ou seja pneus sem as cintas de aço, para melhor manuseio e para evitar-se ferimentos ao usar o balanço por causa de sua anatomia que vai realçar as pontas onde foi feito o corte. Confira a figura a seguir.

 Para começar, você além de ter um pneus comum, sem cintas de aço, escolha um pneu de preferência que já esteja bem gasto a sua banda de rodagem. O motivo explicarei a seguir. Deverá ter também uma faca com ótimo fio, sem dentes, de pouca espessura e largura, mas de no mínimo uns 15 centímetros para facilitar o corte. Vale ressaltar que   a faça não deve ser muito maleável, quase que completamente rígida.Deverás ter também uma fita métrica maleável.
 Bom já tem esse materiais, vamos ao mais importante: a escolha do pneu. Além das características já citadas, procure por pneus grandes, no mínimo aro 16. Além de o pneu estar com a banda de rodagem gasta ou pelo menos reta, sem sulcos grandes, um pneu largo também é importante.
 Agora meça no pneu para fazer o corte a seguir, deixe primeiramente apenas 1/3 da carcaça de poliéster, ou seja não corte o encordoamento do talão, mesmo por que ali existem grossos fios de aço, corte até o talão.
Assim você ira eliminar uns 2/3 da carcaça do pneu. Atenção o encordoamento do talão irá ficar intacto, você fará um corte ao redor dele dos dois lados e depois irá cortar de forma que possa eliminar os 2/3, ou seja nos dois lados um corte vertical.
 Agora para finalizar, coloque de cabeça para baixo o pneu, e com um dos pés colocado no meio da carcaça tente coloca-lo ao avesso. Assim feito está finalizado. Repare que ele ficou um pouco mais largo. Quanto mais praticares, melhor terás a experiência suficiente. Se quiseres podes pintar para dar uma beleza maior. Talves as imagens a seguir esclareçam um pouco melhor:

4 comentários:

  1. Bom dia...
    será que vc vai ser a pessoa que realizará um de meus sonhos?rsrsrrs. Vi sobre seu blog no site "Recicla e Decora",onde também vi os vasos suspensos para planta feitos a partir de pneus reciclado (ideia de um designer estrangeiro), e gostaria de saber se vc consegue fazer? desenvolver um passo a passo? São vasos em forma de tucanos, araras.Desculpe a folga e o atrevimento de pedir isto, mas sou colecionadora de orquídeas e adoraria fazer desses vasos pra minhas plantinhas.Não sou artesã, só queria aprender pra mim mesma. Meu contato é : helaineenf@hotmail.com ou helaineenf78@gmail.com
    Desde já agradeço e mais uma vez me desculpe !

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da tua criatividade com os pneus, e principalmente das tuas musica.

    ResponderExcluir
  3. qual a melhor tinta (mais durável) para pintar pneus para fazer balanços?

    ResponderExcluir
  4. Quanto a tinta utilizo tinta esmalte ou então pelo custo utilizo a de óleo. Tinta acrílica não tem durabilidade nenhuma.

    ResponderExcluir