sábado, 18 de fevereiro de 2012

Como fazer um vaso modelo Tucano/Arara

 A poucos dias recebi um e-mail pedindo se seria possível passar um passo a passo de como fazer um vaso conhecido como arara/tucano, que assim tem seu formato. Vou logo de antemão dizendo que são bastante simples de serem confeccionados, com um baixíssimo investimento em materiais, e uma rápida confecção.
   Porém existem alguns pequenos detalhes que devem ser observados:
1º Não é qualquer pneu que pode ser utilizado, principalmente no que diz a questão de radiais ou comuns.
2º O bico conforme o meu entender não é de borracha, é de madeira.
http://reciclaedecora.com/reciclagem/vasos-suspensos-de-pneus/


   Vasos começar com a breve explicação. No primeiro detalhe, quando me referi de que não é qualquer pneu que pode ser utilizado, disse isso pois usar um pneu radial seria um grande dispêndio tanto em tempo quanto em dinheiro, pois seria necessário adquirir mais materiais para fazer o corte e retirada da rebarbas da malha de fios de aço presentes nesse pneus. Sugiro que leia a seguinte postagem para melhor entendimento postagem
   No segundo detalhe ao meu entender  fazer o bico de madeira vai ter um melhor custo benefício, se você seguir as recomendações: usar madeira de boa qualidade, e se for usar eucaliptos ou pinos de preferência pelo cerne. O tamanho e forma serão mais fáceis de serem trabalhadas com madeira, usando-se uma serra fita, ou levando numa marcenaria. Mas vou lembrar, nada impede de ser fazer o bico utilizando-se borracha, pedaço de pneu, porém é necessário ter uma grande habilidade na manipulação da faca, o que se torna potencialmente perigoso ao se manufaturar pequenos pedaços de borracha, mas com grande grossura, de no mínimo 6 lonas.
   Os materiais necessários são os seguintes:
* faca de ponta sem dentes.
* fita métrica dobrável.
* caneta esferográfica.
* um pneu comum, aro 13, 14, 15 e no máximo 16.
* tinta + pincel a escolha. Recomendo usar tinta a óleo, mesmo sendo mais cara, dá um melhor aspecto visual.
   Pronto esses são os únicos materiais necessários por hora. O bico de madeira recomendo fazer mais adiante quando será melhor para adequar-se as proporções desejadas,
   Já que você leu como fazer um balanço de pneu, vou adiantando que que você terá que ter em mente que será necessário colocar o pneu do avesso para dar forma ao bicho, mas isso será mais adiante.
   Não vou poder citar coisas do tipo "marque a 25 cm', pois ainda não fiz esse modelo, mesmo porque eu estou acostumado a trabalhar fazendo os seguintes passos: medição/marcação, corte, furagem, fixação com arame galvanizado e por fim pintura. Agora os passos vão ser muito mais simples: marcação/medição, corte, virar do avesso, colocação do bico e pintura.
   Segundo minhas observações, o tamanho do pescoço, vai depender diretamente do tamanho das penas do ramo, ou seja, se queres colocar penas grandes, o pescoço será menor. Isso é notado diretamente em pneu aro 13, então se você preferir usar um pneu maior, aro 14 por exemplo, terás uma maior margem para diminuir a barriga (diminuindo consequentemente o espaço para terra e flores) e aumentar o pescoço    e penas do rabo. Eu daria preferencia por usar um pneu aro 13, e diminuir o pescoço e penas e deixar um maior espaço para a terra e flores, mas isso você é quem decide, controlando isso diretamente no corte.
   Para começar, marque com um risco transversal e outro de forma que tenhas duas partes iguais. O mais simples para se fazer isso, e para que eu possa explicá-lo de forma simples, é deitar o pneu, e no talhão fazer um risco, e medir quanto é a circunferência para obter-se a metade e fazer o outro risco. Feito isso chegamos a uma das etapas mais importantes, definir os tamanhos, nesse caso, o das penas, da barriga e do pescoço, lembrando que aumentar um diminuirá consequentemente outro, mas vale a dica de dar preferência literalmente a uma barriga grande. Continuando, ao olhar o pneu de lado, coloque um dos riscos em cima e outro em baixo. No de cima será feito um corte, e no de baixo procure centraliza-lo na barriga, não haverá cortes ali. Para prosseguir, copiei ou trace o risco de cima até o outro lado no outro talão, procurando manter uma linha reta, utilize uma régua caso queira.
coloque-o dessa forma, para fazer a marcação superior e a marcação inferior.



lado esquerdo - rabo, várias tiras
lado direito - 1 tira grande

lembrando para não cortar fora as tiras
Para o pescoço faça um corte basicamente em forma de triângulo 

   Observe que a maioria dos pneus tem na região do talão literalmente um círculo. Caso não tem terá que fazer um, mais precisamente uma espécie de "meia lua". Caso não estejas entendendo nada, olhe o risco superior, e para um dos lados marque uma tira, o tamanho é de sua preferência, 2,3,4,5,6 cm até por volta de 2/3 dessa metade ou melhor, do risco superior comece a marcar até 2/3 do risco inferior. Não corte no risco inferior. Para maior precisão meça.  faça um risco ali marcando até o outro lado, ou seja copiando o esquema. Agora do outro lado o risco superior será mais simples, não sendo necessário marcar para o corte de tira, pois não terá uma. Marque até onde será o corte, 2/3 rente ao talão.
   Feito isso vamos para o passo seguinte. Coloque o pneu firme sobre o chão e force-o para baixo de forma a tentar coloca-lo ao avesso. Será necessário fazer uma grande pressão sobre a "barriga do tucano". Caso realmente seja impossível virá-lo do avesso, aumente um pouco os cortes, mas tenha cuidado para não exagerar pois quanto mais você corte e aumenta "rabo e pescoço" mais você diminui a "barriga" onde ficará a terra para as flores, diminuindo a capacidade e aumentando a manutenção como a reposição de terra.
   Feito isso, coloque do avesso o "pescoço" também, e deixe as penas para baixo. O próximo passo é fazer o bico, e isso fica por sua conta ajustar tamanho e forma, mas somente para lembrar, a forma do pescoço estará diretamente ligado com o corte do triângulo feito em sua extremidade. Recomendo alongar um pouco a ponta do triângulo formando mais precisamente um triângulo isósceles.
   Para finalizar não se esqueça de fazer pequenos furos na "barriga" para escoar a água e evitar a criação de mosquitos, e depois é só caprichar na pintura que terás um lindo pássaro, senão na primeira vez mas nas próximas tentativas.

Detalhes adicionais: 
- o maior tempo consumido nesse tipo de modelo será feito pela medição/marcação e pintura. 
- para fazer o corte seria interessante ter uma morsa, para prender um dos lados segurar do outro e cortar no meio, sendo preferível na minha opinião fazer isso sempre na seguinte ordem da esquerda para a direita: segurar com a mão esquerda a tira; cortar no meio com a faca com a mão direita; segurar o resto do pneu (tiras marcada mas não cortadas) com o pé direito ou utilizar uma morsa.
- atenção para o detalhe de sempre fazer cortes para poder seguir a ordem acima descrita, mesmo que dois cortes rente ao talão serão mais difíceis, pois será o começo da onde irão partir os cortes seguintes.
- lembre-se de utilizar uma faca pontiaguda, que esteja afiada dos dois lados da ponta pois irá facilitar "fazer o começo".
- um dos problemas que eu vejo na minha opinião quanto a fabricação desse tipo de modelo, é de que será muito difícil encontar a matéria prima básica, os pneus comuns, pois atualmente esse são utilizados em literalmente estradas, em caminhos de chão batido, e utilizados originalmente por poucos carros, sendo os principais o fusca, brasília, kombi, wariant, em fim carros antigos. Mas caso tenhas sorte encontrarás alguns.
 - caso queira poderá utilizar algum tipo de óleo para facilitar o corte já que a característica da borracha é travar.
- tenha muito cuidado ao manipular a faca, poderás te causar sérios danos, por isso atenção!
   Qualquer dúvida deixe um comentário, estarei disposto a sanar futuras dúvidas.

42 comentários:

  1. Fiquei mto. feliz em ver que meu pedido foi atendido, assim que conseguir os pneus vou tentar fazer seguindo seu passo-a-passo. Teoricamente está fácil, vamos ver na prática e se as dúvidas surgirem (tenho quase certeza que vão surgir...rsrsr) te enviarei com certeza. Mais uma vez muiiiiiito obrigada mesmo pela atenção, de milhões de email's que enviei para milhões de outras pessoas vc foi o único que se disponibilizou a atender meu pedido.

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  2. Procurei muito essas informações! Obrigada!

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  3. claudia Nascimento7 de maio de 2012 às 10:54

    Muito obrigado pela dica,pois faz dias que estou a procura desse passo a passo!

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  4. Ola !amei sua ideias , so que queria saber aonde encontro pronto meu email anacristina_1000@hotmail.com No aguardo Obrigada!!!!

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  5. to ha 2 horas procurando obrigadaaaaaa!

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  6. nossa nao me ajudou em nada

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  7. QUERO AGRADECER PROFUNDAMENTE A VOCE, POR COMPARTILHAR SUAS OBRAS MARAVILHOSAS, DIFÍCIL VIU, SÓ ENCONTREI UDO MUITO BEM EXPLICADO POR VC, E JÁ ESTOU FAZENDO A DECORAÇÃO PARA O MEU JARDIM.
    OBRIGADO POR TUDO

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  8. olá
    gostaria de saber se posso utilizar pneu de caminhão.
    obrigada desde já

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    1. Pode-se sim usar pneu de caminhão porém tenha em vista que o vaso terá um peso maior e um grau de dificuldade um pouco maior principalmente quanto a questão de cortes a serem feitos mas, nada impede de o modelo ser feito com pneu de caminhão, só não pode ser pneu radial.

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    2. obrigada po compartilhar seu conhecimento. Deus te abençoe!!!

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  9. muito obrigado por este passo a passo a tempo estava procurando como era feito.... que Deus te traga muito mais sabedoria

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  10. Parabéns, pelo trabalho é muito lindo, gostaria de fazer, só não entendi direito a parte onde corta para fazer o bico, olhando pelo desenho fiquei na dúvida.Se puderes me informar, desde já agradeço.
    ELIEGE

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  11. preciso aprender a fazer o bico do tucano ou arara de pneu se possivel mande passo a passo por favor yago.eveling@yahoo.com.br

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  12. Oi amigo sou artesão aqui no (norte de Minas Gerais),muito boa sua ajuda, antes ver esta edição ja havia feito quatro peças porem tive que fazer os bicos com borracha, apesar do trabalho ficou legal,gostaria de trocar ideias com voce,pois esta profição esta ficando escaça pessoas com seu nivel de habilidade.Atenciosamente Marlon M.

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    1. Entre em contato comigo pelo e-mail moizijabu@gmail.com estarei a disposição para fazer trocas de experiências, ficaria muito grato se isso acontecesse.

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  13. Oi amigo sou artesão aqui no (norte de Minas Gerais),muito boa sua ajuda, antes ver esta edição ja havia feito quatro peças porem tive que fazer os bicos com borracha, apesar do trabalho ficou legal,gostaria de trocar ideias com voce,pois esta profição esta ficando escaça pessoas com seu nivel de habilidade.Atenciosamente Marlon M.

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  14. Não entendi nadinha de como fazer o bico. Até já estou com o pneu pra fazer, mas n entendi msm. Podia ter uma foto mostrando isso melhor, sou do tipo que só entende desenhando, sabe? Rrsrs

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  15. olá!
    Que ferramenta se usa para cortar os pneus, tentei cortar com uma faca, estilete, só que o pneu tem arames entre a borracha.
    Obrigado!

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    1. http://spechtcriativo.blogspot.com.br/2011/08/como-fazer-um-balanco-de-pneu.html e http://spechtcriativo.blogspot.com.br/2012/02/materiais-necessarios.html nestas postagens vais encontrar as informações necessárias. Tente usar uma serrinha para corte de ferro e depois com um esmerilho ou disco de corte tirar as farpas, por isso recomendo usar pneu comum, nos pneus comuns não há camadas de fios de aço, e não vais encontrar escrito "radial" nele. Segue a dica.

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    2. fui a todas as borracharias do mundo e não se acha mais pneus antigos, os novos todos tem arames... então vou tentar um tico tico...

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    3. Olá, gostaria de dar uma pequena explicação: Não quer dizer que esses pneus não sejam mais produzidos, muito pelo contrário, carros com gol, combi, brasilia, fusca utilizam esses pneus, principalmente se o veículo percorrer estradas de chão, pois ekes resistem mais aos buracos da via. Podes tentar com a serra tico-tico, mas eu recomendo o uso de serra de corte manual de ferro. http://spechtcriativo.blogspot.com.br/2012/02/materiais-necessarios.html

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  16. Boa noite, adorei o trabalho, pois iniciei esse tipo de trabalho e tenho dúvidas em relação ao tipo de pneu como você falou dos mais adequados pra esse tipo de trabalho. Então aqueles pneus com aqueles talões de aço que passa no meio deles geralmente usados nos carros de asfalto não serve? ou serve?... Agradeço,

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    1. Servem, porém, é necessário ter mais ferramentas, e principalmente tempo, veja a resposta acima, obrigado.

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  17. Ola, boa noite!!

    Por favor sabe me informar onde posso adquirir essas obras prontas.

    Aguardo o seu contato.

    isilda.guti@hotmail.com

    Obrigada e abraço.

    Isilda

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    1. Moro no extremo oeste catarinense, 89897-000, e por enquanto não tenho logística suficiente para fazer uma comercialização a grandes distancia por exemplo, se Deus quiser vou me organizar melhor algum dia. Por enquanto somente aprendizado. Obrigado.

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  18. COMO CORTAR O PNEU PRA FAZER A ARARA TUCANO PASSO A PASSO E COM O QUE? CORTAR? É BOM SE TIVESSE UM VIDO PASSO A PASSO CORTANDO-O...OBRIGADA DESDE JA.

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  19. gostaria de mais passo a passo como que vç faz o corte se possível videos seria bem mais fácil amigão ,gostei muito de sua criatividade,

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  20. Adorei as ideias dos vasos-tucanos. Tenho um chalé em Caldas Novas, já fiz o jardim, mas parece que estava faltando algo. Primeiramente, pensei em adquirir uns bonecos de lata. Pesquisei na internet e percebei que são bem carinhos, apesar de lindos! Dando uma passeada pela internet em outras decorações para jardim, deparei-me com essas floreiras-tucanos lindíssimas! Já os copiei e vou tentar juntamente com uma amiga e seu esposo confeccioná-los.
    Obrigada pelas ideias. Joselita

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  21. Adorei sua obra de reciclagem, qto custa um? Assim seria mais fácil para fazer, ou então enviar um vídeo do passo a passo tb não encontrei pneu sem malha de aço. Por favor Moiseís, me ajude meu email é: Cristina _ Ana_ Oliveira@hotmail.com .br Esperando uma resposta favorável agradeço. CRISTINA ANA DE RECIFE.

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  22. Moíseis me ajude por favor me manda o vídeo das araras e tucanos seu trabalho é belíssimo , na expectativa aguardo resposta Cristina _ Ana _ Oliveira @Hotmail.com.br

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  23. eu não entendi muito bem, mas estou a dias procurando um passo a passo e não vou desistir agora que achei, vou pedir para meu marido quem sabe ele consiga, obrigada pela explicação, parabéns pelo trabalho!

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  24. Lindo trabalho Moisés, obrigada pela disposiçäo em ajudar. Näo querendo abusar mas já abusando, nâo seria possível postar um vídeo no youtube ?
    Meu e-mail valq2011luz@gmail.com
    Obrigada Valquiria

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  25. olá amei seu trabalho,gosto muito de artesanato,gostaria muito de tentar fazer,se pudesse mandar um video seria muito legal desde já agradeço um abaço

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  26. olá me chamo l´dia sou apaixonada por artesanatoamei seu trabalho.gostaria muito de ver um vídeo ,se possível um abraço.

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  27. trabalho perfeito adorei só gostaria de ver um vídeo

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  28. olá amei seu trabalho,gostaria muito de ver um vídeo,se possível ,obrigada

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  29. olá adorei seu trabalho está de parabéns gostaria de saber com o que exatamente se corte de arame do pneu serra elétrica serra manual ou tem alguma coisa específica desde já agradeço e aguardo sua resposta

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  30. belo trabalho mas como é dificil de achar pneu convencional pode fazer com pneu de carrinho de mão mesmo ,fica lindo e pode cortar com tesoura.abrç.

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  31. O q e melhor usar p cortar os pneus por favor

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